29 de janeiro de 2016
29 de janeiro de 2016
29 de janeiro de 2016
O blog http://ciapequod.wix.com/intercambio é fruto do Intercâmbio realizado entre as Companhias PeQuod (Brasil) e DudaPaivaCompany (Holanda), durante o mês de fevereiro de 2015, no Rio de Janeiro – Brasil. Criado pela PeQuod, especialmente para registro e reflexão sobre o intercâmbio, este é um espaço para compartilhamentos das experiências vividas e presenciadas por todos aqueles que de alguma forma estiveram envolvidos ou presenciaram etapas do processo desenvolvido neste período. Desejando ainda ir um pouco mais longe, convidamos todas as
7 de fevereiro de 2015
Artigo publicado em: Móin-móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, ano 4, n. 5. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2008. pp.190-208.
Quando comecei a frequentar os ensaios da peça “Sangue Bom” da Cia. Pequod de teatro de animação e me deparei com uma grande quantidade de diferentes ambientes cenográficos que se moviam em estruturas possuidoras de rodas, fazendo a ação da peça se deslocar por diferenciados espaços internos a narrativa, bem como ocupar o palco em toda a sua extensão
7 de fevereiro de 2015
Artigo publicado em: SCHOLLHAMMER, Karl Eric (Org.). Henrik Ibsen no Brasil. Rio de Janeiro: PUC-Rio/7Letras, 2008. pp: 91-9.
Antecedentes
Para que se entenda quais são as linhas de criação da Cia. PeQuod – Teatro de Animação, na qual atuo como diretor artístico desde sua criação, em 1999, e como e por que chegamos a Ibsen, faz-se necessário, em primeiro lugar, falar um pouco sobre a trajetória do grupo.
Em Sangue Bom, primeira produção da PeQuod, buscávamos uma reavaliação do espaço cênico, o qual
7 de fevereiro de 2015
Comunicação apresentada no Encontro do Grupo de Trabalho ABRACE Territórios e Fronteiras, realizado na ECA-USP, em novembro de 2006.
Resumo:
Tomando como ponto de partida o artigo Visual Narrative, do escultor e marionetista israelense Hadass Ophrat, o autor comenta o espetáculo de animação “Sangue bom” ressaltando a importância do emprego do animador aparente como um elemento determinante do teatro de animação de bonecos e formas contemporâneo.
A presente comunicação lida com questões que vêm sendo por mim trabalhadas no projeto de pesquisa apresentado
7 de fevereiro de 2015
Artigo publicado em: Móin-móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, ano 1, n. 1. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2005. pp.167-86.
O grito de “ação” no título acima nos diz muito a respeito do nosso trabalho. Este grito, que vem sendo repetido em centenas de línguas por milhares de diretores de Cinema em todo o mundo, clama justamente pelo início de uma cena que já foi ensaiada, preparada, repetida e está agora próxima de sua captura para as gerações futuras.